top of page

Como melhorar sua compreensão auditiva em inglês: dicas práticas e eficazes


Homem ouvindo audio no fone de ouvido
Vamos melhorar nosso listening?

Como escutar em inglês e compreender o que está sendo dito?


O listening, ou habilidade de compreender o que é falado em inglês, é uma das habilidades mais importantes para quem deseja dominar o idioma. Afinal, como se manter um diálogo quando você sequer consegue entender o que a pessoa está falando?


Felizmente, existem diversas práticas e estratégias que podem te ajudar a melhorar o listening em inglês, e neste artigo vamos compartilhar algumas das nossas dicas práticas e eficazes para ajudá-lo nessa jornada.

1. Treine todos os dias com áudios e podcasts


Ouvir áudios em inglês é uma forma muito eficaz de melhorar sua habilidade de listening. É importante que você escolha áudios compatíveis com o seu nível de estudo da língua inglesa. Além disso, ouvir sobre assuntos que te interessam vai tornar a atividade mais prazerosa.


Manter uma prática constante é o que vai realmente melhorar o seu listening. A sugestão é que você crie uma rotina diária de prática de listening – por exemplo, 15 minutos na hora do almoço e 15 minutos à noite.


Uma excelente forma de praticar é iniciar com áudios que tenham transcrição e fazer o seguinte exercício: ouça o áudio com atenção tentando compreender o máximo que conseguir; ouça uma segunda vez acompanhando a transcrição a fim de absorver o que escapou da sua compreensão inicial; ouça uma terceira vez desprezando a transcrição para avaliar os progressos alcançados; por fim, ouça uma quarta vez para praticar e consolidar a sua compreensão.


2. Assista a filmes, séries e vídeos em inglês


Assistir a filmes, séries e vídeos em inglês é uma ótima forma de melhorar seu listening. No início, você pode fazer uso das legendas em inglês para te ajudar a compreender o que está sendo dito. Mas, é muito importante que você não torne isso um hábito porque a presença das legendas vai minimizar muito a prática do seu listening, uma vez que o seu cérebro estará muito mais preocupado com a leitura (reading) das legendas do que em entender o que está sendo falado.


Não se engane! Nosso cérebro não consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo – ler as legendas e compreender o que está sendo falado. Por isso, se você quer praticar o listening é importante que você se arrisque e abra mão das legendas para se concentrar no áudio.


Não se apavore quando você não entender uma palavra ou expressão, continue prestando atenção no que está sendo dito e use as imagens e ações pra te ajudar na compreensão. Lembre-se que uma língua não é composta apenas por palavras! O listening é a compreensão auditiva, mas jamais pode ser trabalhado isoladamente. Afinal, no dia a dia fazemos uso de sinais, imagens, contexto, expressões corporais e faciais para nos ajudar compreender uma conversa.


Você faz isso instintivamente em português e precisa desenvolver essa habilidade em inglês também.

3. Pratique em conversações reais


Como deixamos claro, a prática é essencial para melhorar o seu listening. Busque conversar com falantes nativos de inglês e participe de encontros sociais que envolvam a língua inglesa. Essas conversas em ambientes reais podem ser desafiadoras, mas são fundamentais para desenvolver suas habilidades de escutar e compreender.


4. Persista com a prática, apesar das dificuldades


Você escuta, escuta, escuta e escuta outra vez, mas não consegue entender nada. Está difícil e chega até a ser doloroso. Por isso você pensa em desistir porque esse negócio de aprender inglês não é pra você.


O que podemos te dizer é que o que você está sentindo é normal e faz parte do processo de quem inicia uma jornada como a do aprendizado da língua inglesa. Para muitas pessoas. dominar a habilidade de listening é um dos grandes desafios dessa jornada.


Para te ajudar a entender que o que você está sentindo é passageiro e vai melhorar, vamos usar uma analogia: iniciar a prática de listening é como iniciar na academia quando se é sedentário. Você começa a praticar as séries de exercícios executando com dificuldade e depois de terminar sente dor, porque os seus músculos não estão acostumados com aqueles movimentos.


Com o listening acontece a mesma coisa. Seus ouvidos (cérebro) não estão acostumados com aqueles sons, palavras, melodia e entonação e por isso vão estranhar. Mas, à medida que você persiste nos exercícios, seus músculos vão se acostumando e as dores vão diminuindo.


Isso também acontece quando você persiste praticando o listening. Só que quando os seus músculos se acostumam na academia, seu instrutor muda sua série e os seus músculos sentem dificuldade novamente porque o seu nível aumentou. A mesma coisa acontece quando você aumenta o nível do listening que está praticando. Só que agora você já sabe que a estranheza aos seus ouvidos será temporária porque à medida que você continuar praticando esses sons também se tornarão familiares e você não vai mais sentir dor, apenas o prazer de ter alcançado mais um resultado na sua jornada de aprendizado da língua inglesa.


Se você está procurando por um curso de inglês personalizado e eficaz para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades, a Just4You Personal English tem uma solução sob medida pra você. Nossa equipe de professores altamente qualificados e experientes está pronta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aprendizado. Matricule-se agora e comece a elevar suas habilidades de listening em inglês a um novo patamar!







Essa informação foi util?

  • Sim

  • Não


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page