top of page

DÚVIDA... FAÇO O TOEFL OU O IELTS? (Versão em Português)

Atualizado: 28 de jun. de 2023



Você quer estudar em uma faculdade ou universidade em um país de língua inglesa?

Então este artigo é para você.


Uma das primeiras coisas que você deveria saber é que os falantes não-nativos de inglês precisam fazer um teste de proficiência em inglês para mostrar que possuem o nível de inglês exigido. Existem alguns exames de inglês que são aceitos por instituições em todo o mundo, mas os mais populares são o TOEFL e o IELTS.


Ao se inscrever em uma faculdade ou universidade, a maioria dos alunos se pergunta qual teste deve fazer – TOEFL ou IELTS. Alguns deles até querem saber qual é o mais fácil.


O quadro abaixo apresenta as principais semelhanças e diferenças entre os testes:


Teste:

TOEFL

IELTS

Significa:

Teste de Inglês como Língua Estrangeira

Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa

Propriedade de:

Education Testing Service (ETS) uma organização nos EUA

British Council, IDP IELTS Australia e Cambridge University Press & Assessment

Desenvolvido por:

Education Testing Service (ETS)

Cambridge English Assessment

Tipos:

PBT (Paper-based Test), CBP (Computer-based Test) e iBT (Internet-based Test)

IELTS Academic e IELTS General Training

Mais aceito por faculdades e universidades:

TOEFL iBT

IELTS Academic

Duração:

3 horas e 15 minutos

2 horas e 45 minutos

Pontuação:

0-120

0-9

Resultados:

10 dias

13 dias

Correção/Marcação:

Examinadores humanos e correção/marcação automatizada

Examinadores humanos e correção/marcação automatizada

​Aceito por:

Mais de 11.500 organizações em mais de 160 países

​Mais de 11.500 organizações em mais de 140 países


O TOEFL iBT e o IELTS Academic testam as quatro habilidades (audição, leitura, escrita, fala), mas de maneiras diferentes:



TOEFL

iBT

IELTS

Academic

Questões

Tempo

​Questões

Tempo

Reading (Leitura)

30-40

54-72 minutos

40

60 minutos

Listening (Audição)

28-39

41-57 minutos

40

30 minutos

Writing (Escrita)

2 textos

50 minutos

2 textos

60 minutos

Speaking (Fala)

4 tarefas

17 minutos

3 partes

11-14 minutos

Uma diferença importante entre os dois testes são os tipos de perguntas que aparecem nas

seções de Reading (Leitura) e Listening (Audição).


O TOEFL iBT é composto por questões de múltipla escolha onde os alunos devem selecionar e responder entre as opções A, B, C, ou D.


O IELTS possui vários tipos de questões: Múltipla escolha; Plano; Mapa; Classificar diagrama; Formulário; Nota; Tabela; Fluxograma; Completar resumo; Completar frase, Perguntas com respostas curtas; Verdadeiro/Falso/Não informado; Sim/Não/Não informado.


Sobre a seção de Listening (Audição), existe um mito de que o TOEFL iBT é um teste de inglês americano, enquanto o IELTS é de inglês britânico. No entanto, isso não é verdade, uma vez que ambos os testes trazem uma variedade de sotaques diferentes, como norte-americano, britânico, australiano e neozelandês.


Uma diferença importante entre os dois testes está na Seção de Speaking (Fala).


O teste de Speaking (Fala) do IELTS é feito com um examinador pessoalmente ou em um chamada de vídeo, o que pode ser estressante para algumas pessoas. O teste é gravado para fins de treinamento e verificação. É corrigido/marcado pelo examinador e verificado por outros examinadores, se necessário. O teste de Speaking (Fala) do IELTS pode ou não ser feito no mesmo dia que as outras seções do teste.


O TOEFL iBT é feito totalmente no computador, o que significa que você não terá que interagir com um ser humano real. Você ouve as perguntas e depois fala suas respostas em um microfone. Suas respostas são marcadas por uma combinação de Inteligência Artificial (classificada por computador) e revisores humanos. O teste TOEFL iBT Speaking (Fala) é feito no mesmo dia que as outras partes do teste.


Bem, se você leu este artigo até aqui, você já dispõe de informações suficientes sobre o IELTS e o TOEFL para ajudá-lo a escolher qual teste fazer. Porém, nós vamos fazer ainda mais por você, pois sabemos o quanto essa decisão é difícil de ser tomada. Vamos responder três perguntas que os alunos frequentemente nos fazem.


1. Qual teste é mais fácil?


Uma semelhança importante entre o TOEFL e o IELTS é que eles testam todos os aspectos do idioma, mas o fazem de maneira diferente e é isso que pode tornar cada um dos testes mais fácil para alguns candidatos e mais difícil para outros. O que estou dizendo é que essa pergunta é impossível de ser respondida, pois depende da experiência de cada um. Algumas pessoas acham mais fácil falar com um computador do que com um ser humano, enquanto outras podem pensar exatamente o contrário. Algumas pessoas acham as perguntas de múltipla escolha muito mais fáceis de responder, enquanto outras preferem lidar com perguntas sobre planejamento, descrição, análise de gráficos e assim por diante.


2. Qual teste devo escolher?


Para responder a esta pergunta, você deve entender o tipo de estudante de inglês que você é e suas preferências em relação às questões do teste. Sentir-se confortável e confiante com a estrutura do teste e os tipos de perguntas é o primeiro passo para ser bem-sucedido, o que significa obter a pontuação necessária. Fazer os exames simulados TOEFL iBT e IELTS Academic é a melhor maneira de descobrir o que melhor se adapta a você.


3. Quanto tempo levarei para me preparar para as provas?


Muitos fatores devem ser considerados quando se trata do tempo de preparação para o teste TOEFL iBT ou IELTS Academic. Seu nível atual de inglês e a pontuação que você precisa alcançar são certamente os primeiros a serem considerados.


Se você deseja ter uma resposta precisa para essa pergunta e qualquer outra que possa ter,

não perca tempo!


Clique no link abaixo e agende uma consulta online conosco.




Podemos fornecer a você uma preparação personalizada para o teste e um plano de estudo

que garantirá que você obtenha a pontuação que precisa. Lembrando que 100% dos nossos alunos de Exames Internacionais, passaram com nota superior a requerida.




Essa informação foi util?

  • Sim

  • Não


16 visualizações0 comentário
bottom of page