top of page

Como melhorar sua pronúncia em inglês: dicas práticas e eficazes


Um rapaz conversando, questionando, em dúvida, explicando ou tentando falar e expressar uma ideia
Com dúvidas de como melhorar sua pronuncia em inglês?

Como melhorar a pronúncia em inglês?


Aprender um novo idioma é uma jornada emocionante e desafiadora. Ao longo do caminho, os alunos são confrontados com uma série de obstáculos diferentes, um dos quais é a pronúncia. A pronúncia correta é essencial para a comunicação efetiva e muitas vezes pode ser a diferença entre ser ou não compreendido.


Para ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês, aqui estão algumas dicas práticas e eficazes:


1. Quebre palavras grandes em sílabas (sons)


Em vez de ficar sofrendo para pronunciar uma palavra longa de uma só vez, comece separando os sons e pronuncie um de cada vez. Pratique a pronúncia de cada uma dessas sílabas sonoras, identificando qual delas e a tônica. Então tente pronunciar a palavra toda. Para te ajudar com a pronúncia de palavras desconhecidas, você pode recorrer a dicionários online que utilizam recursos sonoros.


2. Escute como nativos falam inglês


A exposição ao inglês falado por nativos é fundamental para melhorar a pronúncia. Assista a filmes, séries, documentários e vídeos no YouTube com legendas em inglês. Também é recomendável ouvir podcasts em inglês e ouvir como os falantes nativos pronunciam as palavras.


3. Imite como os nativos falam (shadowing)


Uma das formas mais eficazes de melhorar a pronúncia é a imitação. Você pode usar o exercício de “shadowing” para melhorar a pronúncia, entonação e musicalidade do inglês que você fala.


Para fazer o exercício, escolha um áudio – os autênticos como podcasts, trechos de diálogos de filmes ou séries são sempre melhores. Ouça o áudio quantas vezes você julgar necessário para compreender exatamente o que está sendo falado. Comece a repetir (imitar) o que cada pessoa está dizendo como se fosse sua “sombra” (shadow). Repita esse processo até que sua imitação esteja satisfatória. Por fim, grave-se falando o diálogo praticado e depois escute-se. Por fim, julgue como ficou sua imitação ou peça feedback a alguém em quem você confie. Se esse feedback puder ser dado por um professor de inglês, melhor ainda!


4. Procure a ajuda de um professor


Ter a ajuda de um professor de inglês é uma maneira eficaz de aprender a pronúncia correta. Eles podem fornecer feedback imediato sobre a pronúncia e te ajudar a identificar áreas específicas que precisam de melhoria.


5. Pratique a fala regularmente


Uma regra fundamental na aprendizagem de uma nova habilidade é a prática regular. O mesmo vale para a melhoria da pronúncia em inglês. Pratique conversando com outras pessoas em inglês e tenha a persistência para continuar mesmo quando as coisas se tornarem difíceis.


Se você está procurando ajuda para melhorar a sua pronúncia em inglês, considere se matricular na JUST4you Personal English, Academia de Mentoria em Inglês que oferece cursos personalizados com professores extremamente qualificados para atender às necessidades únicas de seus alunos. Seja em aulas particular ou em turmas, a JUST4you Personal English pode ajudar você a alcançar seus objetivos de aprendizagem de inglês.


Inscreva-se agora para melhorar sua pronúncia e ter conversas mais eficazes em inglês!





Essa informação foi util?

  • Sim

  • Não


11 visualizações0 comentário
bottom of page